Cursos em comércio exterior

CURSOS DISPONÍVEIS

Com o objetivo de ministrar capacitação em tópicos de integração e comércio, em particular, em temas específicos do processo de integração no âmbito da ALADI, o Centro Virtual de Formação oferece os seguintes cursos.


 

Conhecendo a ALADI

Este curso objetiva oferecer de forma simples e estruturada os conhecimentos necessários para compreender o papel da Associação Latino-Americana de Integração - ALADI como organismo reitor do processo de integração econômica regional do qual participam 13 países da região, desde a assinatura do Tratado de Montevidéu 1980 - TM80.

+ informações

Integração econômica regional: o processo de integração da ALADI.

O curso busca fortalecer a compreensão do processo de integração regional no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração, analisando em particular a rede de acordos e seus principais resultados comerciais. Requer uma dedicação de 40 horas e está organizado em um formato flexível que permite ao estudante completá-lo no período em que o curso esteja aberto.

+ informações

Exportación de servicios basados en el conocimiento

Este curso busca ministrar aos participantes ferramentas estratégicas para a análise dos diferentes aspectos a levar em conta no momento de avaliar uma exportação de serviços baseados no conhecimento (SBCs).

+ informações

Boas Práticas no comércio eletrônico

O desenvolvimento e o dinamismo da tecnologia e seu caráter transfronteiriço possibilitaram novas formas de comercializar e de interação entre empresas e consumidores gerando múltiplas oportunidades de negócios, por meio de plataformas informáticas ou sites que operam como verdadeiros centros comerciais, oferecendo uma grande quantidade de produtos e serviços, os quais podem ser adquiridos pelos consumidores sem necessidade de intermediários.

+ informações

Logística como Fator Chave do Desenvolvimento Competitivo

O curso procura unificar os conceitos chave em logística, como fator competitivo nos novos modelos de comercialização. Os conteúdos deste curso foram elaborados pela Associação Latino-Americana de Logística (ALALOG), prof. Alejandro Leiras, Daniel González, Analía González e Nicolás Olivao, e fornecidos por esta ao Departamento de Integração Física e Digital da Secretaria-Geral da ALADI, para serem transmitidos neste curso.  

+ informações

A classificação tarifária das mercadorias

Este curso oferece uma introdução às noções principais sobre a classificação tarifária de mercadorias baseada na nomenclatura internacional de produtos desenvolvida pela Organização Mundial de Aduanas, conhecida sob a denominação de Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias - SH.
+ informações

Aspectos práticos vinculados à classificação tarifária das mercadorias

Este curso busca atender as dúvidas apresentadas pelos participantes do curso sobre a Classificação Tarifária das Mercadorias com respeito à aplicação prática das noções conceituais referentes à classificação tarifária das mercadorias, o manejo do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias e de suas Regras Interpretativas. A partir de 1° de janeiro de 2022, entrou em vigor a VII Emenda ao Sistema Harmonizado (SH 2022). Este curso foi atualizado conforme as modificações introduzidas por essa emenda da mesma forma em que se realizou para o curso "A Classificação Tarifária das Mercadorias".  
+ informações

A origem das mercadorias e a certificação de origem digital da ALADI

Este curso busca transmitir conhecimentos teóricos relativos à temática da origem das mercadorias nas operações de comércio exterior, em particular no âmbito dos processos de integração regional.


+ informações

Evolución del desarrollo económico e integración Asia Pacífico e India - América Latina

O Curso, de caráter introdutório, objetiva ministrar conhecimentos de um conjunto de elementos centrais para a compreensão dos processos econômico-comerciais em andamento nos principais países e sub-regiões de Ásia Pacífico (AP) e Índia.

+ informações

Aspectos normativos, situación actual y perspectivas del Transporte Internacional Terrestre en el ámbito de la ALADI y de la CAN

Este curso objetiva oferecer uma visão geral dos avanços registrados nos esquemas de integração da região relativos aos princípios e disciplinas vigentes no transporte internacional terrestre de carga e passageiros e no trânsito aduaneiro, bem como os acordos e as negociações internacionais que incidiram no seu desenvolvimento.

+ informações

Operador econômico autorizado nos países-membros da ALADI

O Programa Operador Econômico Autorizado faz parte da estratégia global de incentivos ao crescimento do comércio internacional. Estes Programas OEA estão sendo implementados no mundo há muitos anos e conta-se com experiências em matéria de reconhecimento mútuo deste sistema (os ARMs, Acordos de Reconhecimento Mútuo). As aduanas nacionais são atores fundamentais no serviço para dar maior segurança à cadeia logística, contribuindo para a facilitação do comércio. A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), considerando a emergência dos temas relacionados aos Operadores Econômicos Autorizados e sua necessidade de internacionalização, lançou em 2018 o “Estudo sobre os Programas Operador Econômico Autorizado nos Países-Membros da ALADI com especial ênfase nos requisitos para obter a certificação”. Este curso objetiva apresentar os diferentes aspectos e avanços dos Programas OEA nos países da região.

 
+ informações

Direito da integração e mecanismo de solução de controvérsias: MERCOSUL-ALADI

Este curso em Direito da Integração com ênfase no mecanismo de solução de controvérsias objetiva oferecer uma ferramenta de capacitação que permita aos interessados aprofundar ou complementar seus conhecimentos sobre a temática apresentada. Ademais, apresenta-se como uma possibilidade de divulgação do direito do MERCOSUL, bem como do seu sistema de solução de controvérsias.

+ informações

Introducción a la gestión de la cadena de suministro (administrado por el ITC con el apoyo de la ALADI)

O presente curso introduz o participante na gestão da cadeia de fornecimento (GCF) e sua importância nos negócios para manejar as competências chave e as disjuntivas daquela gestão.
+ informações

Incorporação da perspectiva de gênero no comércio internacional. Experiência do Chile.

Este curso está dirigido a capacitar pessoas que se desempenham na administração pública, bem como àquelas que desenvolvem sua atividade no setor privado, sobre a incorporação da perspectiva de gênero na política comercial, com base na experiência do Chile. Os conteúdos foram coordenados pelo Departamento de Comércio Inclusivo da Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais do Chile (SUBREI) com o apoio das Chancelarias da Argentina e do Uruguai.  

+ informações

Chaves para o êxito das pmes de indústrias criativas e TICs

A Economia Criativa, também conhecida como Economia do Conhecimento, é considerada um importante setor em constante crescimento. Nucleia atividades de longa trajetória como o desenho de moda e mobiliário, a música, a dança, a pintura e outras cujo surgimento é mais recente e associado ao da tecnologia digital, como os videojogos e a animação. Este curso busca promover o conhecimento deste setor da economia em constante crescimento no mundo e sua importância para o desenvolvimento dos países da região. Em particular, objetiva apresentar alguns dos aspectos relevantes para o fortalecimento e a sustentabilidade dos empreendimentos de indústrias criativas.

+ informações
Última modificación: miércoles, 4 de mayo de 2022, 15:44