Aspectos normativos, situação atual e perspectiva do transporte internacional terrestre no ámbito da ALADI e da CAN.

Aspectos normativos, situação atual e perspectiva do transporte internacional terrestre no ámbito da ALADI e da CAN.

O objetivo deste curso é oferecer uma visão geral dos avanços nos esquemas de integração da região no que diz respeito aos princípios e disciplinas vigentes no transporte terrestre internacional de cargas e passageiros e no trânsito aduaneiro, bem como acordos e negociações internacionais que incidiram em seu desenvolvimento.

Caption text here
Inícia: 19/09/2022
Fin: 30/11/2022
Idioma: Espanhol

O curso busca oferecer ao participante uma visão geral da regulamentação relacionada ao transporte internacional terrestre de cargas e passageiros e trânsito aduaneiro, vigente na região.

O curso está dirigido a funcionários governamentais, profissionais, operadores comerciais e estudantes interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o transporte internacional terrestre de carga e passageiros e trânsito aduaneiro.

O curso se realiza em modalidade de e-learning mediante a plataforma Moodle do Centro Virtual de Formação da ALADI.

                                                     

Estima-se que o participante deverá dispor de aproximadamente oito (8) horas semanais para a realização das atividades durante o desenvolvimento do curso (vídeo sobre cada módulo, leitura da bibliografia e dos textos explicativos e resposta dos questionários de avaliação). Todas as tarefas serão realizadas de forma individual.

Programa

O objetivo deste módulo consiste da apresentação e boas-vindas aos participantes a cargo das Autoridades da ALADI e da CAN, bem como familiarizá-los com o funcionamento da plataforma virtual do CVF.


  • Apresentação das autoridades
  • Guia do curso

Objetivo: conhecer os avanços registrados nos esquemas de integração da região e os acordos e negociações internacionais que incidiram no seu desenvolvimento.

 

O Módulo I apresenta-se com o seguinte tema:


  • ALADI e CAN: estudo comparativo das normas sobre transporte internacional terrestre no âmbito de uma possível harmonização.

Objetivo: Conhecer o marco jurídico e normativo sub-regional em nível de princípios e disciplinas sobre a matéria.

 

Esse Módulo tem como temas:


  • Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT); e
  • Decisões da Comunidade Andina (CAN) números 398 e 837.

Objetivo: Conhecer os principais aspectos que influenciam no transporte internacional terrestre de mercadorias e passageiros e de trânsito aduaneiro.

 

No Módulo III, o participante verá os temas:


  • Trânsito aduaneiro Internacional;
  •  Seguros; e
  •  Infrações e sanções.

Objetivo: conhecer as alternativas e os desafios para uma possível convergência ou harmonização das normas sobre transporte internacional na região.

 

Finalmente, no Módulo IV propõe observar como tema:


  •           Desafios

Esta edição do curso tem um custo financeiro assumido integralmente pela ALADI, o que significa que o participante não deverá realizar nenhum tipo de gasto.

 

As inscrições aos cursos realizam-se preenchendo um formulário de registro como usuário do CVF no qual devem ser aceitos os termos e as condições de uso do campus virtual, selecionando posteriormente o link de inscrição que consta de cada curso. A participação nos cursos (exceto os cursos realizados por convite) está aberta para todo interessado que quiser participar.

Avaliação e certificação

Os participantes que aprovarem o Curso poderão descarregar um certificado digital assinado pelo Secretário-Geral da ALADI e pelo Secretário-Geral da CAN.

Resultados Esperados

Quando finalizar o curso de forma bem-sucedida, o participante compreenderá os aspectos centrais referidos aos avanços normativos em nível de princípios e disciplinas, bem como sobre o contexto institucional do transporte internacional terrestre de mercadorias e passageiros e trânsito aduaneiro.

Equipe Docente

A equipe docente está constituída pelos especialistas governamentais em transporte e trânsito aduaneiro e com especialistas da ALADI e da CAN, que apoiaram o trabalho deles.
Última modificación: miércoles, 3 de agosto de 2022, 09:53