Boas Práticas no comércio eletrônico

Boas Práticas no comércio eletrônico

O desenvolvimento e o dinamismo da tecnologia e seu caráter transfronteiriço possibilitaram novas formas de comerciar e de interação entre empresas e consumidores gerando múltiplas oportunidades de negócios, mediante plataformas informáticas ou sites que operam como verdadeiros centros comerciais, oferecendo inumeráveis produtos e serviços, que podem ser adquiridos pelos consumidores sem necessidade de intermediários.
Inícia: 28/03/2022
Finalização: 25/04/2022
Idioma: Português

O curso objetiva transmitir os conhecimentos necessários para reconhecer e identificar as melhores práticas em matéria de comércio eletrônico e a importância de sua adoção.

O Curso está dirigido aos interessados em conhecer as estratégias de boas práticas comerciais no âmbito do comércio eletrônico, particularmente aos pequenos e médios comerciantes que buscam incorporar ou melhorar seu negócio no meio digital (criando sua própria plataforma de negócios virtual ou mediante sua incorporação a marketplaces), consumidores do mercado virtual e público em geral.

O Curso realiza-se em modalidade de e-learning por meio da plataforma Moodle.

O participante deverá realizar as tarefas propostas durante o Curso (revisão dos materiais indicados pela docente e realização das provas obrigatórias). Todas as tarefas são realizadas de forma individual.

Programa

O objetivo deste módulo é que os participantes se apresentem e se familiarizem com o funcionamento da plataforma do CVF.

Conteúdo:

  • Apresentação de docentes e estudantes
  • Actividades para promover la familiarización con la plataforma del CVF

O objetivo deste Módulo é introduzir os participantes em aspectos gerais vinculados a esta temática.

Conteúdo:

  • Conceito e principais características do comércio eletrônico.
  • Tipos de comércio eletrônico
  • Alguns dados e cifras interessantes que revelam a importância do comércio eletrônico.

O Módulo II estará destinado a conhecer quais as melhores práticas adotadas no comércio eletrônico, bem como aquelas expressamente proibidas ou não recomendadas.

Conteúdo:

  • Conceito de boas práticas
  • Considerações básicas que deve ter uma loja on-line conforme as boas práticas no comércio eletrônico e sugestões ou conselhos para não adotar práticas proibidas ou não recomendadas.

O objetivo deste módulo é destacar a importância de adotar políticas que incorporem as boas práticas no comércio eletrônico; estimular e incentivar o uso das tecnologias no comércio intrarregional a fim de impulsionar atividades que impactem diretamente no crescimento econômico da região.

As postulações aos cursos são realizadas no site do CVF mediante preenchimento obrigatório do formulário de inscrição, aceitando os termos e as condições de uso da plataforma.
A presente edição será financiada 100% pela ALADI.

Avaliação e Certificação

Os participantes que aprovarem o Curso poderão descarregar um certificado digital automático assinado pelo Secretário-Geral da ALADI.

Resultados Esperados

Uma vez finalizado o curso, espera-se que os participantes contem com as ferramentas e os fundamentos necessários que ajudem a gerir seus próprios projetos em comércio eletrônico mediante a adoção de boas práticas, identificar, nas plataformas comerciais existentes, a incorporação das melhores práticas ou a inclusão de práticas não recomendadas e reconhecer os direitos que lhe assistem em caráter de consumidor.

Equipe Docente

O curso será ministrado por funcionários da Secretaria-Geral da ALADI com amplos conhecimentos sobre o processo de integração latino-americano, com experiência em apoio às negociações, assistência técnica e capacitação de funcionários governamentais da região.